terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Nada pode dar mais orgulhos aos brasileiros do que o futebol. Aliás, o Brasil se autodeclarou o país do futebol.
No país do futebol o Sol nasce para poucos, pois as oportunidades são mínimas. O Brasil pode ser o país com mais títulos de campeão em uma copa estúpida, mas acima de tudo, é campeão a hipocrisia, da violência, da humilhação, da ignorância, do desespero, desnutrição, da covardia, da miséria, corrupção, do abandono, da fome e da prostituição. Porém, estes são problemas cujos quais não tenho intenção de falar.
O que eu quero falar - ou melhor - talvez protestar, é sobre a educação precária que existe em nosso país.
Os jovens brasileiros vão para escola pra quê? Será que é pra aprender? Ou pra sentarem, se acomodarem e obedecerem?
O problema dos alunos de hoje em dia, é que a maior parte tenta passar de ano para não criar problemas com os pais, e não para ampliar os seus conhecimentos e se tornarem mais cultos e/ou inteligentes.
Ao estudar para uma prova, não aprendem as causas e a consequências, apenas decoram os fatos.
A escola deve ser como um segundo lar para os alunos, pois lá é um lugar feito para aprender, aonde conhecemos gente, fazemos amizades. O ideal é que a escola nos prepare para a vida. É ideal que ela discuta e ensine os problemas atuais e não fiquem naquela mesma coisa estagnada posta pelo sistema. Não é bom que tenhamos a mesma aulas que eles deram aos nossos pais, matérias cujas quais eles não se lembram de mais nada.
Sim, precisamos ver o professor como um mestre, mas nós quero que ele nos ensine alguma coisa que preste. Quero que me ensine o que é corrupção e para que serve um deputado. Não me digam que o Brasil foi descoberto por acaso, ou que a minhoca é hermafrodita, ou sobre a tênia e a solitária. Por favor, não me façam decorar as capitanias hereditárias.
Só peço-lhes uma coisa. Que encarem as crianças com mais seriedade, pois na escola é que formamos a nossa personalidade. Vocês tratam a educação como um meio onde a ganância, a exploração e a indiferanças reinam. Quem deveria lucrar com tudo isto, só sai prejudicado.
Só não venham reclamar quando notarem a geração de revoltados que vocês criaram, com sua ignorância e falta de capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário