domingo, 13 de março de 2011

Não vou me adaptar.

Carrego comigo um ódio inexplicável (para alguns, pois pra mim é completamente plausível, visto que não odeio as coisas com tanta facilidade) por pessoas com um complexo de superioridade sem sentido, indo sempre contra os chamados por eles 'imbecis'. Essa corja tem apenas uma técnica, me parece, que é escrever da forma mais rebuscada o possível. Tenho pra mim que esses 'deuses do léxico' andam pra cima e pra baixo com um dicionário de sinônimos em mão para sempre poderem formular as melhores e mais inteligentes frases de 140 caracteres.

Lembro-me de repetidas vezes matar aulas de educação artística no meu ginásio, embora não me lembre os motivos. Como consequência estava sempre eu, lá sentado, sozinho, na recuperação final da disciplina. Eu, ao contrário do que muitos pensavam, nunca me importei com aquilo. Mesmo assim, as pessoas (superiores) que eram inteligentes me consolavam.

"Não é tão ruim, Arthur. É apenas Artes, não tem importância nenhuma na sua vida. É só mais uma matéria inútil como todas as outras."

Eu sempre sorria e concordava com esses consolos até o dia em que parei pra pensar que: "Arte é a forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio."

O indíviduo só tem permissão (a minha, pelo menos) pra fazer comentário tão sem consistência sobre Arte quando não ouvir mais música, não tirar mais fotos, ouvir músicas, assistir filmes, novelas, seriados e todas aquelas bobagens da TV. Só podem falar mal quando deixarem de ser macacos dançantes.

Não me contento, como uns, em ficar sentado no sofá, em frente a tv, combatendo o sistema imponente que nos controla quando na verdade tudo que quero é ter um colesterol mais baixo pra me encher de fast food.
Não sou inteligente, reconheço, mas faço minha arte. Outras coisas me importam mais. Não fui abençoado com o dom de decorar uma fórmula física e descobrir o universo através dela, ou então escrever os melhores textos. Ao invés disso, fui abençoado com o dom de amar. E quando o faço, faço sem delongas.

Quem é imbecil?

5 comentários:

  1. Concordo plenamente!

    Poderia ficar aqui dando exemplos de fatos que me fazem ter essa mesma opinião, mas acho que você já disse basicamente tudo (em partes).

    Parabéns, muito legal da sua parte ter, também, esse ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que tu escreve pra nossa banda também. Texto magnífico.

    ResponderExcluir
  3. "Ao invés disso, fui abençoado com o dom de amar. E quando o faço, faço sem delongas.

    Quem é imbecil?"

    Realmente, lindo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu só tive artes até a 3ª série! Que invejinha... hahahaha

    É como você disse... Arte é dizer quem você é. É se expressar, fazer parte de uma cultura, ter uma história, questionar e duvidar. É vida. :)
    Arte não é "desenhar, esculpir ou escrever". Isso é só o "material". É se conhecer, é descobrir e passar adiante.

    Quem não entende isso e ainda é capaz de se achar um "artista" eu deixo meus pêsames.

    E eu não acredito em "dom". Acho que todo mundo é capaz, só que uns são mais esforçados e dedicados que outros. É amar aquilo que faz.
    > Você, assim como o Cleitinho, escreve muito bem :D

    ResponderExcluir