domingo, 17 de janeiro de 2010

A realidade do Brasil é triste, ou sou o único que vê assim?

Há quem diga que o Brasil é um país abençoado. Afinal, Deus é brasileiro, certo?
Não temos terremotos, maremotos ou furacões. Fomos protegidos por Deus. Bom, é o que dizem. Mas por que ninguém fala das enchentes e dos desabamentos?
Não temos desertos escaldantes, mas temos o sertão.
O Brasil não entra em guerra. Será? A polícia e os traficantes não vivem em perfeita harmonia. Na verdade, quantas pessoas morrem, por ano, vítimas dessa grande babaquice que não chamamos de guerra?
Acreditamos, e colocamos toda a nossa fé, nas UPPs. E o que eles fazem por nós? Colocam 'paz' em uma ou duas favelas e se esquecem que nas outras, os traficantes se preparam e se armam para dar o troco.
As armas continuam a circular livremente por aí, e a elite se diz tranquila, contando que 'bombas' estourem longe de sua riqueza.
Nós acreditamos , equivocadamente que o coração do tráfico está nas favelas e esquecemos dos juízes, dos políticos e dos empresários encastelados.
Construímos estádios e nos preparamos para as Olimpíadas. Mas no país do futebol, a educação vai de mau a pior.
Soltamos fogos para a UPP, mas ninguém se importa com a superlotação dos presídios, que se tornaram uma panela que cozinha o ódio nos detentos.
As ruas têm péssimo asfaltamento. Os metrôs e os ônibus estão lotados, mas a preocupação maior é entregar uma estação de metrô que devia ter sido feita há 40 anos.
As vans foram legalizadas, mas continuam correndo, dando fechadas, xingando os passantes e gritando nos ouvidos alheios. Os carros fecham cruzamentos e os guardas de trânsito passam muito tempo distribuindo multas e se esquecem de por alguma órdem no trânsito caótico.
E aonde diabos estão os banheiros públicos? Temos centenas de milhares (talvez mais) de pessoas trabalhando nas ruas e os banheiros públicos continuam a inexistir? E ainda reclamam de que o centro da cidade fede a mijo...

Acho que temos preocupações maiores que futebol, samba, carnaval, churrasco e cerveja no bar.
As eleições estão aí. Talvez esteja na hora de acordar e votar em alguém que preste. Ou vão deixar para abrir os olhos quando for tarde demais?

Afinal, o que falta para acordar o Brasil? Talvez um desastre como o do Haiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário