sexta-feira, 4 de junho de 2010

I'm not a social scientist

Por um dia desses, enquanto eu estava perdido em um turbilhão de ideias durante a aula de sociologia, vou levantada a questão: Para'onde vão os impostos que nós (ou nossos familiares) pagam?
A minha vontade foi de, naquele exato momento, tampar os meus ouvidos para não ter que ouvir a opnião alheia. Não me levem a mal, eu gosto da opnião alheia quando ela presta para fazer alguma diferença.
Para minha enorme (enorme de verdade) surpresa, a classe manteve-se em um silêncio mortal na prática (ou mortal). Tentei entender o por quê. Talvez tivessem medo de expor seus argumentos (queria estar certo quanto a isso), ou não sabiam responder.
Meu professor, quase imediatamente, respondeu: Os impostos são pagos e vão para o governo e esse dinheiro é refletido em melhorias para segurança, saúde, educação, etc.
A classe afundou em gargalhadas, alegando que o dinheiro ia era para o bolso dos 'governantes'. Foi nesse momento que tampei os ouvidos.

Ok, tudo bem as pessoas reclamarem. Eu até concordo, pois está tudo uma merda (uma baita merda) mesmo. Mas acho que antes de começarmos a falar precisamos pensar em tudo.
Os nossos 'governantes' são brasileiros, como nós. Foram originados em famílias brasileiras, receberam educação de escolas brasileiras, fazem parte de igrejas brasileiras e seguindo esse pensamento, iremos.
Acho que é o melhor que dá para fazer né? Eles são como nós, são brasileiros. Então, por conta disso, para mudarmos uma grande (no sentindo de extensão, ok?) nação, precisamos antes mudar a nós mesmos.
Já foi dito antes e eu enalteço: Pense globalmente, atue localmente.

Meus argumentos são fracos, mas posso chegar a uma conclusão:
Um corrupto em cada esquina, um assalto a cada segundo, um analfabeto a cada metro quadradro, um desempregado em cada família. Tudo isso por quê? Por conta de bilhões de eleitores e contribuintes.

Um comentário: